Férias escolares: Como aproveitar melhor com as crianças

Férias-escolares-colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo

Chegando nos meses de julho, dezembro e janeiro, muitos pais e responsáveis tem um grande desafio para lidar com tanta energia que as crianças possuem e precisam se virar nos 30 para desenvolver atividades e tarefas para as férias escolares. 

Neste período os laços familiares podem ser estreitados entre os pais e filhos, além dos pequenos se relacionarem com outras crianças por meio das brincadeiras em grupo e novas experiências, despertando a criatividade, autonomia e melhoram a autoestima. 

Para ajudar pais e responsáveis a aproveitar ao máximo as férias escolares, trazemos essas 5 dicas para garantir boas horas de diversão e relacionamento familiar.

1 — Programe atividades ao ar livre

Colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo-piquenique-em-família

Praticar brincadeiras ou qualquer outra atividade de lazer em ambiente externo traz um novo vigor para criança. 

Pode ser piquenique na grama, bolhas de sabão, jogos com bola, pular corda ou simplesmente tirar o brinquedo da sala de casa e levar para uma área externa. Busque por lugares com vegetação como parques e bosques. 

Os dias de sol podem ficar ainda mais interessantes ao levar as crianças para um bate-volta em uma praia próxima. 

Vale também se planejar para visitar uma fazendinha, mergulhar em cachoeiras seguras, fazer uma trilha ou, quem sabe, acampar em locais que garantam a infraestrutura que a família precisa. 

2 — Dê um tempo das telas e da internet nas férias escolares

colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo-desintoxicação-digital

A internet faz parte do nosso dia a dia, mas é importante monitorar o acesso dos filhos e dosar o tempo que eles passam navegando.

É importante que pais e responsáveis tenham consciência de que nas férias escolares, é comum o uso maior da internet pelas crianças. 

Então o ideal é um controle, e não um corte completo ao acesso. Um hábito comum das crianças, principalmente nas férias escolares, é passar a madrugada entre jogos e vídeos no YouTube.

Esse comportamento pode prejudicar o sono da criança, que passará a dormir muito mais tarde e ter noites mal dormidas, que acabam prejudicando o seu desenvolvimento.

A dica para os pais é guardar o celular durante a noite ou usar aplicativos para bloqueio do aparelho durante a noite.

3 — Cozinhem juntos

Colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo-família-cozinhando-juntos

Tem algo mais gostoso do que ensinar as melhores receitas da família, passando de geração em geração? 

Aproximar a criança da cozinha é uma oportunidade de mostrar novos sabores, promover autonomia e ajudar principalmente a construir hábitos alimentares mais saudáveis. 

Se o pequeno curtir a experiência, pode criar seu próprio caderno de receitas! 

Uma nova maneira de descobrir possibilidades e experiências para serem bem exploradas, esse lugar é na cozinha. 

Pegue receitas simples e tente colocar em prática com a ajuda das crianças. Eles adoram se sentir úteis e proativos em processos que não são comuns a eles, a diversão é garantida.

4 — Leia com e para as crianças

colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo-mãe-lendo-para-filha

Um hábito que não pode ser deixado de lado durante as férias é o da leitura. Você pode participar, lendo com eles ou deixar que conheça a história sozinho e depois conversar sobre, discutindo sobre o tema.

Outro ponto que pode ser muito interessante, é arrumar um cantinho da leitura para vocês aproveitarem juntos.

As férias escolares são ótimas oportunidades também para consolidar alguns valores e instruções importantes, como o incentivo à leitura. 

Escolha com os pequenos livros que despertem a atenção e com os quais eles se identifiquem. Criança que lê se torna um adulto com mais possibilidades.

5 — Atividades culturais gratuitas nas férias escolares

Férias-escolares-colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-objetivo

Uma das muitas atividades gratuitas que podem fazer parte da rotina da família (não só nas férias) é conhecer Museus.

O conceito de museu que se tinha há algum tempo era de algo velho e monótono, afinal passar horas a fio observando quadros e objetos não despertava a atenção das crianças.

Mas esse conceito de museu não existe mais, há museus interativos e com atividades especiais para as crianças; principalmente neste período de férias escolares.

Outra instituição excelente para crianças e adultos é o SESC, com dezenas de unidades espalhadas pela Grande São Paulo e interior. As atividades são inúmeros, vão desde alimentação até esportes, cinema, circo, teatro, biblioteca e muitas outras atrações gratuitas destinadas ao público.

O que achou dessas dicas para fazer nas férias com a garotada? Escreva nos comentários.

 

Não se esqueça de seguir o Colégio Nova Meta no

Acompanhe também o nosso Blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *