Família e Escola – Uma via de mão dupla!

Férias-escolares-colégio-zona-norte-sp-escola-particular-casa-verde-colégio-nova-meta-matrículas-abertas-2022-berçário-ensino-médio-método-sas-familia-escola

A família e a escola são extremamente importantes na formação das crianças e jovens.

Dentro de casa, junto à família é o primeiro ambiente onde as crianças aprendem valores, normas e comportamentos sociais. A escola é onde as crianças adquirem conhecimento formal e habilidades práticas que as preparam para a vida adulta.

Ambos, família e escola, trabalham juntos para garantir o desenvolvimento completo das crianças e jovens, e ajudá-los a se tornarem cidadãos responsáveis e bem-sucedidos.

Além disso, a colaboração entre a família e a escola pode incluir atividades comunitárias e eventos educacionais, que permitem que os pais e os professores trabalhem juntos para apoiar a comunidade escolar.

A comunicação constante e aberta entre os pais e os professores é importante para garantir que as necessidades dos alunos sejam atendidas e para ajudar as crianças e jovens a alcançar seu potencial máximo.

Quando a escola tem um bom método de ensino, os pais podem se beneficiar de várias maneiras, incluindo:

1. Melhor desempenho acadêmico dos filhos: Um bom método de ensino pode ajudar os alunos a compreender melhor o material e a obter melhores resultados acadêmicos. Isso pode levar a uma maior confiança e autoestima dos filhos, bem como a melhores oportunidades de carreira no futuro.
  2. Comunicação eficaz com os professores: Quando a escola tem um bom método de ensino, os pais podem ter uma melhor compreensão dos objetivos educacionais e das expectativas para os filhos. Isso pode levar a uma comunicação mais eficaz com os professores e a uma maior colaboração para apoiar o desenvolvimento acadêmico dos filhos.
  3. Participação ativa na educação dos filhos: Quando os pais entendem o método de ensino da escola, eles podem se envolver de maneira mais significativa na educação dos filhos, auxiliando-os em casa e incentivando-os a estudar.
  4. Ampliação de oportunidades para o desenvolvimento pessoal: Um bom método de ensino pode oferecer aos pais, através dos seus filhos, uma ampla variedade de oportunidades para o desenvolvimento pessoal, como desenvolvimento de habilidades, descoberta de interesses e habilidades e expansão de conhecimentos.

Como os pais podem ajudar os filhos a desenvolver melhor o dia a dia na escola?

Existem várias maneiras pelas quais os pais podem ajudar os filhos a desenvolver melhor o dia a dia na escola, algumas delas incluem:

1. Estabeleça uma rotina diária: Ajudar os filhos a estabelecerem uma rotina diária, incluindo horários para acordar, se preparar para a escola, fazer tarefas e estudar, pode ajudá-los a se organizarem e se manterem concentrados durante o dia escolar.
  2. Crie um ambiente propício para estudar: Ofereça aos filhos um lugar tranquilo e bem iluminado para estudar e faça com que eles tenham acesso às ferramentas de estudo necessárias, como livros, lápis, papel e computador.
  3. Seja um exemplo: Os pais podem ajudar os filhos a desenvolver melhor o dia a dia na escola, sendo um exemplo de boas práticas de estudo e trabalho duro.
  4. Comunique-se com a escola: Mantenha-se informado sobre o progresso acadêmico dos filhos e estabeleça uma boa comunicação com os professores. Isso pode ajudar a identificar problemas precocemente e encontrar soluções para eles.
  5. Faça-os sentir-se apoiados: Faça com que seus filhos saibam que você os apóia e está sempre disponível para ajudá-los, seja para discutir problemas ou para comemorar suas conquistas.
  6. Estimule-os a participar de atividades extracurriculares: Estimule seus filhos a participar de atividades extracurriculares, como esportes, música, arte, ciências e voluntariado. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades e interesses, além de proporcionar-lhes uma sensação de realização e pertencimento.

Se você curtiu as nossas dicas, COMPARTILHE esse post com amigos.

Acompanhe também o nosso INSTAGRAM para ver nossos posts com diversos conteúdos e dicas.

Conheça mais artigo em nosso BLOG

Colégio Nova Meta, Sensibilidade na Arte de Educar