Projeto Horta

Capa_Projeto_Horta_Coegio_Nova_Meta

Projeto Horta

A horta é uma das atividades mais esperadas pela nossa turminha da Educação Infantil e do Período Integral. Este projeto coloca nossos alunos em contato direto com a natureza, promovendo práticas básicas de como cuidar das plantas.

Hoje a tecnologia está muito presente na vida das nossas crianças, pensamos nesta atividade para estimular o contato e familiarizar  os alunos com o meio ambiente e o cultivo dos alimentos mais saudáveis.

É uma oportunidade incrível para colocarem as mãos na terra, manusear sementes e acompanhar o plantio.

Após essa etapa, a rotina é responsabilidade da turma, regar e observar o desenvolvimento das mudas, participando até a colheita.

Na Escola Infantil Nova Meta, esta atividade é realizada a cada trimestre, nossos pequenos amam e participam ativamente.

Projeto Horta - Plantio das verduras e legumes
Projeto Horta – Plantio das verduras e legumes

Após a colheita da Horta, qual o próximo passo?

Em sala de aula desenvolvemos atividades, conversamos sobre os nutrientes de cada alimento e os seus benefícios para a saúde, conhecendo-os melhor e os incentivando a experimentação, esta atividade só ocorre aqui no Colégio Infantil Zona Norte.

Após toda a etapa ser concluída nossos pequenos preparam uma deliciosa receita para degustar o que foi plantado, assim valorizando o consumo de alimentos saudáveis.

Chega de cara feia na hora de ingerir legumes e verduras.

Projeto Horta - Alunos do Período Integral plantando
Projeto Horta – Alunos do Período Integral plantando

5 benefícios da Horta:

1º – Aproximação com a natureza

2º – Estimulação dos Sentidos

3º – Trabalho em equipe

4º – Desenvolvimento dos valores humanos

5º –  Conscientização do meio ambiente

A Horta, é uma atividade incrível e pode ser feita em diversos lugares, leve esta experiência para o seu lar, cultive e crie uma horta com seu filho em casa.

Além de você estabelecer uma aproximação afetiva, é possível garantir refeições com mais nutrientes.

Projeto Horta - Alunos do Minimaternal e maternal
Projeto Horta – Alunos do Minimaternal e maternal

Conscientização do Meio Ambiente

Este tópico está em alta atualmente não é mesmo?

Cuidar da natureza e do meio ambiente é fundamental.

Aqui no Colégio Objetivo Zona Norte a conscientização começa já na Educação Infantil, através de atividades práticas como o Projeto Horta, formando cidadãos conscientes e preocupados em garantir um mundo melhor.

Projeto Horta - Alunos do Jardim I A plantando
Projeto Horta – Alunos do Jardim I A plantando

As vezes não enxergamos a importância dessas atividades no cotidiano dos nossos filhos, mas quando trabalhada de forma estratégica e ativa, só tem a acrescentar no desenvolvimento pedagógico e social dos nossos alunos.

Você já participou ativamente de algum plantio de horta?

Confira as fotos dos nossos alunos realizando esta atividade, só clicar na Sala que você deseja ver o Plantio da Horta:

No Colégio Nova Meta, aprendizado e diversão caminham juntos!

Você já conferiu os outros conteúdos do nosso BLOG?

Aproveite para seguir nossa página no INSTAGRAM!

Nosso último conteúdo do Site – PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Obrigado pela leitura!

Colégio Nova Meta, Sensibilidade na Arte de Educar!

3 thoughts on “Projeto Horta

1. Pro Regina says:

E muito importante esse convívio para o desenvolvimento e formação dos educandos. Ajudam no reconhecimento e escolha de suas escolhas alimentar. Adoro !!!!

2. Pingback: Culinária Educação Infantil - Colégio Nova Meta