Culinária na Educação Infantil

Culinária Educação Infantil

Você sabia que a Culinária quando aplicada de forma estratégica na Educação Infantil, se torna uma prática interdisciplinar que desenvolve inúmeros conceitos, deixando de ser a princípio uma brincadeira.

Aqui no Colégio Nova Meta após o plantio e colheita na Horta (atividade realizada trimestralmente aqui no Colégio Zona Norte), nossos pequenos utilizam o alimento cultivado para preparar uma receita, assim nasce nossa atividade de Culinária, que prioriza sempre ingredientes saudáveis.

Benefícios da Culinária:

1. Estimula uma relação saudável com a alimentação: Como os alunos participam desde do cultivo, até a preparação da receita, se torna mais atraente e ele se sente mais seguro em experimentar o alimento que foi cultivado.
  2. Ensina Cooperação: O trabalho em equipe, como os colegas de classe, ocorre do plantio até a execução do prato.
  3. Cria responsabilidade: O aluno fica super atento a cada etapa da atividade, pois cada passo possui sua importância para que o resultado final seja satisfatório.
  4. Incentiva o aprendizado: Já ouviu falar naquele termo, aprender fazendo? Quando nossos pequenos colocam a “mão na massa”, o aprendizado é mais significativo.

Como é esta atividade?

Durante esta atividade diversas disciplinas como Matemática, Linguagem, Natureza e Cultura, são desenvolvidas e abordadas.

Após a colheita dos alimentos chega a hora de vestir a touca e o avental, realizar a higienização e colocar a “mão na massa”.

Antes de iniciarem o preparo, as professoras observam com os alunos cada alimento, avaliando o formato, a cor, o tamanho, a textura, o cheiro e os sabores, explorando e estimulando as capacidades cognitivas e motora dos alunos.

O próximo passo é separar e organizar cada ingrediente conforme as quantidades necessárias, desenvolvendo noções de medidas e raciocínio lógico.

Iniciado o preparo seguindo as orientações da receita e misturando os ingredientes, os alunos colocam em prática a coordenação motora e exercita sua autonomia.

Nossos Professores do Colégio Objetivo Zona Norte, explicam sobre os nutrientes das receitas e os seus benefícios para a saúde, incentivando o consumo desses alimentos.

Quando o aluno conhece o que está comendo, a alimentação torna-se mais significativa e prazerosa.

Alunos do Colégio Nova Meta, na aula de Culinária

Percebe que uma simples atividade, se aplicada de forma correta e estratégica, ajuda no desenvolvimento pedagógico e social do alunos, são por essas e muitas outras atividades que somos a melhor Escola de Educação Infantil na Zona Norte.

Você sabia de todos os benefícios da Culinária?
Comente abaixo,  o que você acha desta atividade para o seu filho?

Acesse também nosso último artigo do Blog – Projeto Horta

Claro, não se esqueça também de seguir o Colégio Nova Meta no Instagram, clique aqui!

Quer atividades como esta para seu(sua) filho(a)? Venha fazer parte da #FamíliaCNM, mande uma mensagem em nosso Whatsapp!

Este artigo foi realizado pela Coordenadora Soraia, Coordenadora da Educação Infantil e Ens. Médio do Colégio Nova Meta!

Obrigado pela Leitura!