Dormir bem é aprender melhor!

O sono vai se estruturando e amadurecendo desde o nascimento, chegando nos 10 anos o sono se estabiliza por volta de 9 a 11 horas por noite, para dormir bem, um pouco a mais que os adultos, que precisam em média de 8 horas.

Quando falamos em sono, é importante lembrar que nem sempre é a quantidade que importa, mas sim a qualidade dele.

Até agora tudo bem, mas o sono influencia no aprendizado?

É durante o sono que as proteínas são sintetizadas, esse processo ocorre para manter e expandir as redes neuronais ligadas à memória e ao aprendizado, também influenciando na coordenação motora, na capacidade de raciocínio, na ansiedade e na disposição emocional e em todo o desempenho cognitivo do aluno.

Dificuldade com quantidade e qualidade de sono, podem afetar diretamente no aprendizado do aluno, diminuindo sua concentração e trazendo alterações no temperamento.

Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono nos alunos do colégio objetivo zona norte e também dos pais:

• Coloque uma rotina no horário de dormir e acordar
  • Mantenha uma alimentação adequada, e sempre procure dar um espaço entre o jantar e a hora de deitar para dormir
  • Durma sempre com a cabeça e tronco mais alto do que o abdômen e os pés
  • O ambiente de sono deve ser acolhedor, silencioso, limpo, escuro e de temperatura agradável.

Depois de todas essas dicas do Colégio Nova Meta, bora botar o sono em dia?