Minuto Acadêmico – Biologia – Biociclos Terrestres

O Minuto Acadêmico de hoje é de Biologia sobre Biociclos Terrestres

O que são os Biociclos Terrestres ou Epinociclos?

O Biociclo terrestre é constituído por diferentes biomas que estão na dependência dos fatores abióticos. Isto significa que dependendo dos fatores abióticos teremos um tipo de bioma.

O que são os Fatores Abióticos?

Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota. Esses elementos podem ser físicos ou químicos.

Quais são os Biociclos Terrestres:

• Tundra;
  • Taiga;
  • Floresta Temperada;
  • Floresta Tropical;
  • Campos;
  • Desertos.

Tundra

Localizada na região circumpolar do Hemisfério norte. Recebe pouca energia solar e pouca precipitação, geralmente na forma de neve. A vegetação é constituída por musgos, líquenes e capim rasteiro.

No verão (apenas 2 meses), a Tundra fica cheia de animais, principalmente aves e roedores.

Taiga

Localiza-se ao sul da Tundra (Alasca, Canadá, USA e Sibéria). O inverno é rigoroso. A vegetação é uma floresta de coníferas (asbestos, pinheiros e cedros), arbustos e ervas.

Os principais animais são aves, alces, lobos, martas, linces e muito tipos de roedores.

Biociclos Terrestres - Taiga

Floresta Temperada

Situa-se no hemisfério norte, ao sul da Taiga. As estações de crescimento são mais longas e a precipitação atinge de 75 a 100 cm.

Compreende as florestas decíduas, cujas árvores perdem suas folhas no outono e cujos animais migram, hibernam ou se adaptam às condições do inverno.

Floresta Tropical

Situada na zona intertropical, sendo a maior da biosfera a Floresta Amazônica. O clima é quente e úmido com alta precipitação pluvial.

A floresta é estratificada, com árvores de 5 a 60m. Grande variedade de vegetais e animais.

Campos

São biomas recobertos por uma única camada de vegetação.

Constituem os pampas (Brasil e Argentina), estepes (Rússoa) e pradarias (USA). Muita luz, pouca umidade e predomínio de gramíneas. Fauna variada.

Desertos

Clima muito seco, com chuvas raras. Temperatura elevada durante o dia e baixa, à noite.

Vegetação escassa e animais especialmente adaptados a tais condições. Aparecem na África (Saara), USA, México, Austrália e Arábia.

Biociclos Terrestres - Deserto

E essa foi mais uma edição do nosso Minutos Acadêmico, deixe seu feedback no comentários, esse conteúdo é feito para ajudar vocês alunos!

Aproveite para ler nosso Minuto Acadêmico – História – Antiguidade Oriental

Não se esqueça também de seguir o Colégio Nova Meta, em todas as redes sociais!