Dia do Brincar – 28/05

Dia do Brincar - Capa

Dia do Brincar

Você sabia que o dia 28/5 foi instituído pela Unesco como o “Dia Mundial do brincar”?

#Vamos Brincar CNM?

Além de ser muito divertido, o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Aqui no Colégio Nova Meta o “Brincar” faz parte integral do cotidiano e da vida dos nossos alunos desde o Berçário até o Ensino Médio.

Bebes brincando na Piscina de Bolinha

Como o brincar poder ajudar em nossa sociedade?

Veja algumas concepções de Wallon, Piaget e Vygotsky (pensadores importantes para a Educação) sobre o Brincar:

• Favorece a compreensão do Cotidiano;
  • Promove encontros entre a criança, cultura e o social;
  • Oportuniza novas conexões entre os Saberes.

É por isso que o Colégio Nova Meta insere atividades lúdicas direcionadas e livres no cotidiano escolar dos alunos, tornando esses momentos mais prazerosos e contribuindo para uma assimilação mais significativa dos conteúdos pedagógicos.

Alunos imitando estátua viva

Então o brincar “dentro” e “fora” da Escola traz inúmeros benefícios em todos os aspectos para o desenvolvimento global da criança:

• Motricidade;
  • Criatividade;
  • Afetividade;
  • Sociabilidade;
  • Inteligência.
Bebe brincando de bater colher na panela

Quem não lembra de brincadeiras que marcaram sua infância? Listamos as mais importantes, que tenho certeza que você já brincou de uma dessas:

1. Amarelinha
  2. Bolinha de gude
  3. Pipa
  4. Pular elástico
  5. Bandeirinha
  6. Cabaninha
  7. Pular corda
  8. Bambolê
  9. Bolinha de sabão
  10. Massinha

Confira agora também algumas atividades que já realizamos aqui no Colégio que unimos o Brincar com o aprendizado pedagógico:

Para deixar mais interativo ainda, você já teve momentos de “Brincar” com seu filho? Se sim, poste no Instagram e marque o Colégio. Amamos ver estes momentos.

Chegamos ao fim de mais um artigo do Colégio Nova Meta, deixe nos comentários seu feedback.

Aproveite também para acompanhar os outros artigos do nosso Blog!

Obrigado pela Leitura!