Descobrimento do Brasil – 22 de Abril

Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil – 22 de Abril

Descobrimento ou Invasão?

 

O processo de chegada dos portugueses ao Brasil foi um dos maiores momentos das Grandes Navegações, iniciado pelos portugueses no século XV. As grandes navegações são como conhecemos as Expedições Exploratórias, organizadas pelos portugueses, no Oceano Atlântico ao longo desse século.

Descobrimento do Brasil

Isso só foi possível graças a uma série de fatores:

  • Unificação do território nacional de Portugal;
  • Desenvolvimento comercial e tecnológico, o que incluiu o desenvolvimento náutico
  • Localização geográfica de Portugal garantia acesso fácil às correntes marítimas do Oceano Atlântico;
  • Necessidade de encontrar uma nova rota para o Oriente (comércio de especiarias da Índia).

 

O chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Sul da Bahia. Entretanto, inúmeros historiadores questionam se o termo correto a ser utilizado é “Descobrimento”.

A pergunta que permeia esse questionamento é como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras? A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e dos europeus.

Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade. O descobrimento refere-se, então, aos povos da Europa, e não aos povos que já habitavam o continente americano.

Mesmo a afirmação de que foi a esquadra de Cabral a primeira a chegar ao Brasil é questionável. Historiadores apontam documentos da época que indicam que outros navegadores já conheciam as terras brasileiras.

Por muito tempo, os europeus (portugueses, irlandeses, espanhóis) exploraram as terras brasileiras. Não havia leis que protegessem a natureza do intenso uso do solo, da derrubada de árvores, não havia uma preocupação com a biodiversidade e não se pensava que os recursos naturais poderiam ser finitos.

Os indígenas que habitavam o “novo mundo”, termo que os europeus utilizavam para se referir ao Brasil, tinham uma relação com a natureza de sobrevivência e não de exploração. Por isso a natureza era extremamente conservada e amada pelos indígenas. Apesar disso, os portugueses chegaram já explorando as terras e os indígenas, acabando com sua cultura e com seus costumes.

Como não havia regras nem leis quanto aos recursos naturais a exploração era demasiada, tanto das especiarias, do comércio madeireiro (Pau-Brasil), do ouro e do uso de terras.

Pensando por esse prisma, a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o início de uma conquista que um descobrimento. Conquista da terra, mas também domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Esse foi o sentido da colonização brasileira iniciada por Cabral.

O que se desenhou a partir daí foi o conflito entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distintos, no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os indígenas para colocar em andamento seu processo colonizador baseados nos princípios mercantilistas da época.

Descobrimento do Brasil

Assim se deu o processo do Descobrimento do Brasil, diante da análise técnica do nosso Professor de História Diogo!

Deixe nos comentários seu feedback sobre este conteúdo e claro não deixe de compartilhar!

Confira os outros artigos presentes em nosso BLOG!

Não se esqueça de seguir o Colégio Nova Meta em todas as REDES SOCIAIS!

 

Obrigado pela Leitura!

4 thoughts on “Descobrimento do Brasil – 22 de Abril

    • Enzo says:

      Poderia ter sido uma opção Rogerio, mas acreditamos que não mudaria muita coisa, pois nesta época os Europeus só pensavam em explorar a América!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *