Desenvolvimento Emocional e Social
Olá Papai e Mamãe, já conversamos em um artigo anterior sobre como é e como funciona o desenvolvimento físico dos bebês até os dois anos de idade.
Caso não tenha visto este artigo “Desenvolvimento Físico dos bebês”, acesse aqui, para saber mais.
Hoje iremos falar sobre as principais características do “Desenvolvimento Emocional e Social”. Vamos ressaltar pontos importantes como:
- A partir de que mês o bebê começa a ficar mais sociável?
- Quando o bebê começa ter a maior consciência de si próprio?
- Quando normalmente os bebês começam a falar as primeiras palavras?
Colocada esta introdução, vamos para o conteúdo?
Desenvolvimento Emocional
A primeira etapa do desenvolvimento emocional do bebê começa a partir da formação de um forte laço afetivo com a figura materna. Esse vínculo começa a ser percebido pela presença da ansiedade, que se manifesta quando é separado da mãe, mesmo que por pequenos momentos. Mas fique tranquila, está ansiedade já é prevista e normal no desenvolvimento emocional.
Outros momentos de ansiedade, pode ser demonstrado perante a estranhos, quando abordam o bebê diretamente, mas se trata também de um comportamento normal nesta fase.
Quando os bebês chegam a 8 meses, começam a tomar mais consciência de si próprio.
Nesta fase também, é comum eles começarem a demonstrar maior preferência por um determinado objeto (cobertor, paninho), é importante este vínculo na vida do bebê, pois pode ajudar em determinados momentos, como na hora de dormir ou quando precisar acalmá-lo.
Colocado pontos importantes sobre o Desenvolvimento Emocional dos Bebês, vamos ao “Desenvolvimento Social”.
Desenvolvimento Social
A partir do 8º mês o bebê começa a ficar mais sociável, procura ativamente a interação com quem o rodeia, através das vocalizações, dos gestos e das expressões faciais. Surgem comportamentos de imitação de pequenas ações que vê os adultos fazerem (por ex., lavar a cara, escovar o cabelo, etc.).
No 10º mês, aparece um maior interesse pela interação com outros bebês. Nesta fase, a noção de causa-efeito encontra-se já bem desenvolvida, o bebê começa a saber exatamente o que vai acontecer quando bate num determinado objetivo (sabe o som que é produzido) ou quando deixa cair um brinquedo. Os objetos já são relacionados com seu fim (por ex.: começa a colocar o telefone junto ao ouvido).
As primeiras palavras também costuma a surgir por volta dos 10 meses.
Assim chegamos ao fim deste artigo que visa ajudar você Papai e Mamãe, a conhecer as diferentes fases do desenvolvimento dos bebês. Ter este conhecimento, ajudará a saber lidar com as diferentes situações que aparecem no dia a dia.
O que você está achando dos nossos artigos? Deixe seu feedback nos comentários!
Acesse também nosso artigo que fizemos sobre o Desenvolvimento Físico dos Bebês!
Siga a #FamiliaCNM em todas as Redes Sociais!